Diretora Myrna relata 1º dia da viagem às cidades históricas de Minas

A Diretora Pedagógica, Myrna de Barros Lima Ibrahim, acompanha os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental às cidades históricas de Minas Gerais.

No primeiro dia do Estudo do Meio (28), o grupo esteve na cidade de Tiradentes. Confira o relato de Myrna sobre as primeiras impressões:

“Viagem rodoviária maravilhosa. Durante o percurso, pudemos observar e discutir aspectos da vegetação e relevo de Minas Gerais, fazendo inclusive comparativos em relação ao Estudo do Meio do ano anterior, em Cananéia.

Foram apontados pelo professor Rafael e pelo guia do grupo, professor Fabiano, como se deu a ocupação do solo mineiro, o início do ciclo do ouro e a importância do relevo e localização geográfica para aquele momento histórico.

Após a chegada no hotel, tiramos uma “folga” de duas horas para lazer: piscina, futebol, vôlei, violão, bate-papo…banho.

À noite, sob um maravilhoso céu estrelado, caminhada pelo centro histórico, observação da arquitetura dos casarios, solares, sobrados. Fizemos, ainda, uma parada na casa onde Tiradentes se reunia com outros idealistas e aconteciam as reuniões em que se planejava a Inconfidência Mineira.

Mais um pouco de caminhada e avistamos a Matriz de Santo Antônio, nossa próxima parada.

Na Matriz, tivemos uma magnífica aula sobre Barroco e pudemos observar as suas três fases. Assistimos ao show de luzes dentro da igreja, onde foram minuciosamente explicados todos os detalhes deste lindo “efeito visual”.

As perguntas realizadas pelos alunos demonstravam perfeitamente o quanto para eles aquele momento se encaixava e complementava as aulas ministradas pela professora Rosângela em sala de aula. Pela expressão em seus rostos percebi o quão emocionados e com sede de “saber mais” estavam os nossos alunos.

E, fechando com chave de ouro, na praça em frente ao hotel, o aluno Victor Michelin expressa que está tão encantado com tudo que tinha visto até aquele momento que gostaria de ter tido a oportunidade de ter vivido naquele momento histórico e vivenciado tudo o que temos visto e aprendido nestas poucas horas que passamos em Tiradentes.

Penso eu: ‘Calma, Victor, estamos apenas começando…’”

Veja algumas fotos do primeiro dia aqui.

Anúncios