2º dia da Semana Literária tem Capoeira, Yoga e encontro com autores e ilustradores

Aluna recebe autógrafo em seu exemplar de “Rita, não grita!”, de Flávia Muniz

O segundo dia da Semana Literária começou de um jeito bem diferente. Isso porque os alunos tiveram aulas que esperavam não estar relacionadas com a Literatura ou a paz, tema da Semana deste ano. Nos 2ºs e 3ºs anos, posturas e princípios da Yoga foram ensinados durante uma aula de Consciência Corporal, mostrando aos estudantes que a paz está mais perto do que imaginamos e pode ser encontrada dentro de nós mesmos. Já os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos vivenciaram uma aula de cânticos e movimentos da Capoeira, aprendendo que a Literatura não está presente só nos livros, mas também na tradição oral.

Para completar as atividades desta terça-feira, as turmas do 2º ao 5º ano receberam visitas da escritora Flávia Muniz e os dos ilustradores Miguel Mendes e Maria Eugênia.

Flávia Muniz, escritora de livros infanto-juvenis explicou aos alunos dos 2ºs anos como funciona o processo de edição de um livro, contou sobre as suas memórias que foram fonte de inspiração para várias de suas obras e respondeu às inúmeras curiosidades dos alunos sobre o livro adotado “Rita não grita”. Ao final do encontro, gentilmente, autografou os livros de todos os alunos.

Os ilustradores Maria Eugênia e Miguel Mendes fizeram um bate-papo com os alunos dos 5ºs e 3ºs anos, respectivamente. Os alunos tiraram dúvidas sobre o papel do ilustrador no processo de criação de um livro e ficaram encantados com o material trazido por eles.
Maria Eugênia passou muitas dicas sobre a arte de desenhar e destacou que para ser um bom desenhista é preciso praticar, praticar, praticar e, de preferência sem borracha, para que a imaginação flua e o desenho não trave.

Miguel Mendes, aproveitou histórias do Menino Maluquinho elaborada por alguns de nossos alunos e, ao “vivo e a cores” as transformou em quadrinhos. Os alunos ficaram paralisados com a prática e a rapidez do ilustrador, as obras ficarão expostas em nossa sala de leitura.

Confira,  aqui, as fotos e as ilustrações deste segundo dia da semana literária.

Anúncios