São Paulo recebe exposição com 200 obras do Vaticano e recria a Capela de Sistina

“Pietà, de Michelangelo Buonarroti”, molde de 1975, feito a partir do molde de 1930, produzido a partir do original de 1499

Começou na última sexta-feira (21) na Oca do Ibirapuera (zona sul de São Paulo) as visitas à exposição “Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte”, com cerca de 200 obras e relíquias vindas do Vaticano. Os ingressos já começaram a ser vendidos no site Tickets for Fun e custam de R$ 44 a R$ 52.

A exposição conta com obras-primas de artistas como Michelangelo, Guercino e Bernini. Serão expostos ainda vestimentas, relicários, mapas, documentos e ambientes cenograficamente recriados, como o teto da Capela Sistina. A maioria das peças saiu do Vaticano pela primeira vez.

As coleções serão organizadas em 11 galerias e em ordem cronológica. Entre os destaques, estão a tela “Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino)”, do artista Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591-1666).

A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que trabalhou durante 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano.

“Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino)”, de Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591–-1666)

Fonte: Folha de S. Paulo

Anúncios