Santo Ivo dá início à Semana Literária 2014

Semana Literária

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam da VI Semana Literária do Santo Ivo, na Sede do colégio, a fim de reconhecerem a importância da leitura para o desenvolvimento das pessoas e a participação do indivíduo na construção de um mundo mais pacífico.

Como forma de transmitir essas mensagens, o colégio realiza atividades em grupo ao longo desta semana, de segunda à sexta-feira. Hoje, data de largada da Semana Literária, foram realizadas a Parada Artística, com grupos de alunos espalhados por todo o colégio desenhando e pintando versões deles mesmos em papel, apresentação musical de um dos alunos com canção que aborda o tema paz e convivência, leitura e contação de histórias.

Realizada anualmente, a Semana Literária de 2014 tem como tema central Somos todos um – unidade na adversidade e como objetivo incentivar o respeito à diversidade.”Trabalhamos com o estudante a ideia de que ele é parte transformadora da sociedade. Incentivamos o respeito ao que é diferente e a mediação de conflitos sempre por meio do diálogo”, explica Myrna Ibrahim, diretora pedagógica do colégio.

As atividades da Semana Literária começaram com a Parada Artística, com os alunos desenvolvendo uma versão deles em cartolina, que será integrada a de outros estudantes. “A ideia é que se representem nos bonecos e que no final dessa atividade a gente junte todos os trabalhos e ilustre essa integração “, explica Fátima Toso, professora de Língua Portuguesa para os 6os, 7os e 8os anos.

A feira do livro também é um estímulo para a integração, transformando a atividade íntima da leitura em uma experiência coletiva. Com essa finalidade, foram organizadas visitas à biblioteca para que os alunos tenham contato com os livros, escolham suas obras favoritas e compartilhem com seus colegas.

A professora Silvia Dentello, do Pré II, explica que o trabalho de incentivo à leitura é frequente, inclusive entre os alunos que estão sendo alfabetizados. “Na Semana Literária isso é intensificado. Frequento a biblioteca com a minha turma toda semana e realizamos a leitura de algumas obras. O contato frequente com o livro desperta a curiosidade, a ponto de se animarem ainda mais a aprender a ler “, conta a professora, que dá aula para alunos entre 5 e 6 anos de idade, que estão ingressando no processo de alfabetização.

O trabalho de incentivo à reflexão e à criatividade, iniciado por meio da leitura, é complementado pelas atividades de Contação de Histórias, realizadas semanalmente no colégio. Para essa semana especial, O Santo Ivo apresentou aos alunos um contador profissional de histórias e sua maneira de transportar a literatura para fora dos livros, transformando as letras e desenhos em expressões orais e corporais.

Confira as fotos do primeiro dia da Semana Literária no Flickr do Santo Ivo. Durante a semana haverá ainda apresentações de Dança Circular, aulas sobre Mitologia Grega e Parada Literária.

Anúncios