Dança Circular e Mitologia Grega são atrações do segundo dia da Semana Literária

Dança circular

Dando continuidade às atividades da VI Semana Literária, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Santo Ivo conheceram a Dança Circular e histórias da Mitologia Grega. O tema deste ano é Somos todos um – a unidade na adversidade.

A professora de Ensino Fundamental, Débora Mariano, que também é assistente social e especialista em educação lúdica, levou aos alunos a Dança Circular, um estilo  praticado em vários países do mundo e que abrange os mais diferentes ritmos musicais.

A professora apresentou ao longo desta terça-feira danças de seis países: Brasil, Holanda, Chile, Alemanha, Israel e Albânia. Segundo Débora, “a dança  tem a capacidade de ensinar de maneira lúdica, favorecer o aperfeiçoamento da inteligência corporal e agregar as pessoas”, e por isso foi integrada ao calendário da Semana Literária.

A inclusão de contação de histórias sobre Mitologia Grega nas atividades envolve o aprofundamento a respeito da literatura clássica e a melhor compreensão do conceito de cosmo, muito presente nas obras da Grécia Antiga. “A Mitologia Grega trabalha essa questão do envolvimento das pessoas com o ambiente e por isso foi abordada nesta Semana Literária”, explica Miriã Sales, coordenadora do Ensino Fundamental.

A dança e a contação de histórias foram complementadas por visitas à biblioteca do colégio, dando continuidade à Feira de livros, que começou ontem. Nela, os professores ensinam os alunos a escolher um livro, identificando título, gênero e autor. “Fazemos esse trabalho sem foco na questão da venda, mas sim no reconhecimento dos jovens e das crianças sobre o que eles gostam de fato. Dessa maneira, eles aprendem desde pequenos a escolherem o que querem ler”, explica a coordenadora.

Confira as fotos do segundo dia da VI Semana Literária no Flickr do Santo Ivo. O evento se estende até o dia 26, sexta-feira.

Anúncios