Alunos do Santo Ivo reconstroem história da imigração no Brasil

IMG_0585

Na última quinta-feira (5), os estudantes do 5º ano do Colégio Santo Ivo realizaram a entrega do Álbum de Família para seus pais. No projeto, os alunos contam a história de suas famílias, desde a chegada ao Brasil até os dias atuais, fazendo um paralelo com a imigração no país de uma maneira geral.

Eles começaram as pesquisas em fevereiro, avaliando as diferentes culturas que migraram para o país durante os 514 anos de nossa história, retratando os costumes africanos, europeus e asiáticos, além daqueles já instalados aqui antes do processo de colonização.

A partir desse estudo, começaram a fazer uma análise cronológica da própria família. Construíram uma árvore genealógica, um álbum de fotografias com retratos dos familiares de diferentes gerações e um texto contando a história da família e a chegada dos antepassados ao Brasil.

“Esse projeto é parte de um trabalho criado para despertar no aluno o interesse por aquilo que o cerca e que se percebam como agentes históricos aqueles diretamente responsáveis por mudar a sociedade”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Miriã Sales.

Juntamente com a apresentação do álbum de família e como encerramento de todo o trabalho, os alunos fizeram uma encenação sobre a história do povo brasileiro.

Veja as fotos dessa noite no Flickr do Santo Ivo.

Anúncios