Projeto 2015 do colégio Santo Ivo abordará a importância do diálogo

SEMAFORO-DO-DIALOGO

O projeto Diálogo… Construindo pontes terá como meta desenvolver entre os alunos do 2º ao 8º ano o poder do diálogo, diferenciando este tipo de comunicação de outras semelhantes, como o debate e a discussão.

“No diálogo, não há disputa entre as palavras e se desenvolve a capacidade de ouvir e compreender a ideia do outro, suas percepções e convicções. Vamos levar esse pensamento para dentro das salas de aula e trabalhar junto com os alunos a ideia de que não existe uma única verdade, que temos que desenvolver a empatia e que o diálogo é a base para o entendimento entre as pessoas”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Miriã Sales.

Os conceitos que serão trabalhados ao longo do ano estão contidos no livro A ponte, da editora Callis, com texto de Eliandro Rocha e ilustrações de Paulo Thumé. A obra aborda os limites do individualismo e as vantagens das relações sociais.

No primeiro dia de aula, os alunos foram recebidos com um semáforo de três fases, instalado no pátio, que em vez dos tradicionais pare, atente-se e ande, simboliza as etapas do diálogo, com os significados olhe (vermelho), escute (amarelo) e dialogue (verde).

Dentro dessa temática, as salas trabalharão subtemas relacionados à empatia, à observação dos pontos de vista diferentes e à prática do diálogo diante das diferenças, através de diversas leituras apropriadas para cada ano.

Além das leituras, os alunos do Fundamental II ampliarão a temática trabalhando outros temas. Os 6ºs anos abordarão a questão da ecologia e do meio ambiente. Já os 7ºs e 8ºs anos pesquisarão algumas religiões, com o objetivo de conhecê-las para poderem respeitá-las. Nas aulas de Orientação Educacional, a professora Silvia dialogará com as disciplinas, construindo pontes, a partir de dinâmicas grupais, filmes, rodas de convivência, possibilitando a experiência e o aprimoramento da prática do diálogo, para que haja harmonia entre as relações humanas.