Alunos do Fundamental II visitam exposição interativa sobre o gênio Leonardo da Vinci

20150220_140003
Na última sexta-feira (20/2), os alunos dos 6ºs, 7°s e 8ºs anos visitaram a exposição interativa “Leonardo Da Vinci: a natureza da invenção”, na Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.

A atividade é parte integrante do projeto “Pelas Ruas de São Paulo”, no qual os estudantes do Ensino Fundamental realizam saídas periódicas para pontos culturais da cidade.

A mostra visitada reúne parte do acervo do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (MUST), em Milão, na Itália. Ao todo, são mais de 40 peças e dez instalações interativas que marcaram e representam a trajetória de um dos maiores gênios que a humanidade conheceu.

Os projetos foram produzidos por pesquisadores e engenheiros, em 1952, para a celebração do quinto centenário de nascimento de Leonardo da Vinci (1452-1519). Os modelos construídos a partir de desenhos e estudos deixados por Da Vinci revelam um pouco mais de sua figura precursora e de seus inventos presentes no dia a dia do século XXI.

Além da oportunidade para conhecer de perto máquinas, desenhos, projetos e esboços do mesmo homem que pintou a obra de arte mais vista do mundo – Mona Lisa (1517) –, os alunos puderam apreciar peças raras, como a grua com 4,5 metros de altura e 500 kg, projetada por Filippo Brunelleschi (1377-1446). Somente com esta grua é que o domo de cobre da famosa igreja Santa Maria del Fiore (Florença, na Itália), a mais de cem metros de altura, pôde ser erguido.

Entre os destaques, estão obras que representam todas as vertentes do legado davinciano: estudos sobre o automóvel, avião, submarino, bicicleta, tanque de guerra, mecanismos do relógio etc.

Confira as fotos desta edição do Pelas Ruas de São Paulo.

Anúncios