Em simulação de sítio arqueológico, alunos do 6º ano aprendem história na prática

IMG_7451 (Copy)
Aconteceu, na última terça-feira (7), um dos projetos mais esperados pelos alunos dos 6ºs anos: o Sítio Arqueológico.

Nele, os professores de Arte e História montam, em um terreno da escola localizado próximo à sede, uma simulação de área de escavação, na qual os estudantes podem agir como cientistas ao terem que praticar atividades voltadas à preservação da herança cultural e manipular diferentes materiais. O objetivo do projeto é ensinar como é possível estudar a sociedade e a ocupação humana por meio da observação e análise de materiais encontrados embaixo da terra.

Nas aulas que antecedem a atividade, os alunos estudam temas relacionados à Pré-História, à expansão do homem pelo mundo e aos papéis de profissionais como arqueólogos, geólogos, geógrafos e biólogos em pesquisas sobre as eras.

O local onde é simulado o sítio arqueológico é preparado previamente com a produção dos reticulados e a acomodação de peças de cerâmica, barro, ossos e outros elementos. Os objetos são enterrados e os locais onde foram escondidos são fotografados.

No dia da atividade, os alunos recebem kits que usarão na escavação, com baldes, peneiras, pincéis, luvas, e o material utilizado para catalogar as descobertas.

Após a escavação, os estudantes voltaram para a sala de aula, para que pudessem fazer as observações sobre os vestígios achados.

Quer saber mais sobre esse projeto especial? Confira as fotos no Flickr do Santo Ivo.

 

Anúncios