Pediatra ministra palestra sobre a importância do sol para os alunos dos 6ºs anos

IMG_9534Na última sexta-feira (25), os alunos dos 6ºs anos do Santo Ivo assistiram à palestra “A importância do Sol”, com o pediatra Dr. Paulo Aligieri.

Após mostrar como acontece a incidência do sol na terra, o especialista  explicou como uma casa pode ser bem construída, de modo a garantir uma vida mais saudável aos moradores.

Segundo Aligieri, se as janelas do quarto tiverem face norte, receberão mais sol, o que é positivo, principalmente se a criança tiver rinite ou bronquite, pois o sol elimina ou reduz a proliferação de ácaros e fungos. Ele mostrou que a face leste também é boa, porque toma o sol na manhã e o cômodo fica mais fresco à tarde. De acordo com ele, em São Paulo, a face sul é a pior alternativa, já que somente receberá luz indireta.

O médico explicou, ainda, sobre a necessidade da radiação solar para a fabricação de vitamina D em nossa pele, para estabelecer o ritmo circadiano (cerca de um dia) e outras funções. Por fim, alertou para o excesso de sol na pele, que pode se relacionar com queimaduras cutâneas, envelhecimento e câncer.

Confira as fotos da palestra no FLICKR DO SANTO IVO.

 

Anúncios