Alunos do 6º ano visitam Brotas e Barra Bonita em estudo do meio

Percorrer os mais importantes caminhos feitos pelos Bandeirantes no Brasil em suas expedições desbravadoras e entender a história do rio Tietê. Estes são os principais objetivos do estudo de meio do qual os alunos do 6º ano participaram nos dias 12 e 13 de maio.

 O roteiro, que incluiu visitas a cidades como Brotas e Barra Bonita, entre outras, complementa o trabalho sobre o Planeta, tema do Projeto Saber e Fazer, oferecendo mais subsídios para a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Em Brotas, por exemplo, os alunos puderam observar o céu e desvendar alguns de seus mistérios.

Conheça, abaixo, os objetivos e o roteiro da viagem:

– Conhecer quem foram os Bandeirantes e caracterizar historicamente seu papel na história do Brasil;
– Compreender as interações entre as Bandeiras e os fatores geográficos ao longo do curso do rio Tietê;
– Observar um dos principais roteiros do Ciclo Bandeira Paulista e algumas das cidades fundadas durante este período;
– Discutir o papel das Bandeiras no processo de colonização e expansão territorial do país;
– Refletir sobre o impacto da ação humana no meio ambiente e as suas transformações através das diferentes formas de utilização do espaço e dos recursos naturais;
– Desenvolver habilidades de orientação espacial através de mapas, bússola e do estudo da astronomia.

Roteiro:

–  Santana do Parnaíba (visita ao Casario Histórico e ao Museu Casa do Anhanguera)
–  Estrada das Roseiras
– Salto (Memorial do Tietê, Ponte Pênsil e Caminho das Esculturas)
– Brotas (Observatório C.E.U. – Centro de Estudos do Universo)
– Barra Bonita (Embarque em navio, atividades de observação e pesquisa)

Confira as fotos:

Estudo do Meio 6º ano - Brotas e Barra Bonita (mai/16)
Anúncios