Alunos dos 8ºs anos realizam projeto sobre Mudanças Climáticas

b6d3c72a-3410-4a96-8460-7c2114830fa9Os alunos dos 8ºs anos realizam, durante todo o ano, o projeto “Mudanças climáticas – viraremos zumbis?”. Nele, os estudantes têm aprofundado o conhecimento sobre o assunto para estarem aptos a discutir possíveis soluções para este problema tão atual.

Na etapa atual, que é uma continuidade da parte teórica, cada grupo está se debruçando sobre o subtema escolhido por meio de estudos do meio que procuram responder ao maior número possível das questões levantadas por eles.

Para que eles avançassem, a professora Patricia levantou o questionamento “Quais são os problemas que nos incomodam e incomodam a sociedade?”. A partir daí, com as pesquisas, além de recolherem o subsídio necessário para a etapa final da tarefa, eles esperam mostrar aos outros alunos a importância de levantar determinadas dúvidas, que só serão respondidas pelos responsáveis quando houver uma mobilização real em torno do tema.

Um dos grupos vem trabalhando a questão do consumo excessivo e inconsciente, e procurando respostas para perguntas como “para onde vão os resíduos de tudo que consumimos?”, “quais são as alternativas para todo o lixo gerado pelo nosso consumo?”, “onde e como este lixo é descartado?”. Alguns alunos questionaram, ainda, o que é feito com o lixo produzido pela fabricação de cosméticos, já que o processo utiliza material químico que contamina solos e rios.

Outro desdobramento deste tema vem tratando de fabricantes de cosméticos e maquiagens que realizam testes em animais para produzir os seus artigos. Neste caso, os alunos chegaram a dúvidas como “existe alguma empresa que assegura que as companhias não estão testando em animais?”, “por que algumas empresas conseguem finalizar a fabricação de seus produtos sem testar em animais e outras não?”, “como é feito o teste que não utiliza animais?”.

Já a equipe que está pesquisando poluição, sob supervisão da profª Karin, vem trabalhando em dois desdobramentos: poluição do ar (causada por meios de transporte) e poluição da água.

Para falar sobre o ar, depois de estudar como o transporte impacta na poluição ambiental, os alunos entraram em contato com as montadoras para entender o porquê de as alternativas sustentáveis de veículos serem tão caras. No entanto, ao questionarem por que os carros que diminuem o impacto ambiental só podem ser comprados por uma parcela mínima da população, eles não obtiveram retorno das empresas. Sobre a poluição das águas, os estudantes estão pesquisando o que estamos consumindo que está fazendo com que o lixo aumente e se acumule.

Confira, abaixo, fotos dos alunos durante a produção do projeto:

Profª Karin
Anúncios