Volta às aulas: como se adaptar à rotina escolar?

20160729_volta_aulasA volta às aulas está bem próxima e retornar às atividades rotineiras nem sempre é tarefa fácil.  Após um mês de férias, é comum que o aluno leve alguns dias para se adaptar novamente à rotina escolar. O processo demanda tempo, paciência e jogo de cintura.

Os especialistas recomendam que os pais reajustem progressivamente, alguns dias antes do retorno às aulas, o ritmo do organismo dos filhos. Ou seja, restabeleça aos poucos os horários para acordar, se alimentar, brincar e dormir.

Começar a arrumar o material escolar e rever os uniformes é importante. Assim, as crianças já podem ir se envolvendo com o novo ritmo e com a escola novamente.

Confira algumas dicas para tornar essa adaptação mais fácil:

  1. Organize os horários de ir para cama.
    O sono é o primeiro ponto que deve ser readaptado. Durante os dias de folga, as crianças provavelmente desregularam os horários e dormiram um pouco mais tarde e, consequentemente, acordaram mais tarde ainda. Para não estranhar tanto a mudança, nesses dias antes de começarem as aulas estabeleça horários para ir dormir e acordar. Desta forma, o corpo se adaptará normalmente à nova rotina.
  2. Converse com seu filho sobre o retorno para a escola
    As férias são ótimas, mas voltar às aulas também! Reencontrar os amigos e os professores favoritos é sempre gostoso. Estimule a sua memória e ajude a criança a lembrar que é muito importante ir para a escola e quanta coisa boa ela faz por lá, quanta coisa ela aprende nas aulas e como ela também se diverte. No caso dos mais velhos, converse sobre as expectativas relativas ao segundo semestre, o que eles acham que o professor vai dar a primeira aula, o que eles gostariam de aprender e de fazer na escola nos próximos meses. Ajudar a arrumar o material, a separar o uniforme e rever os cadernos do semestre anterior também é uma forma de ligar de novo a “chavinha” da escola.
  3. Organize a alimentação
    Os horários durante as férias viram uma bagunça. Como a criança dorme e acorda tarde, o café da manhã, na maioria das vezes, vira quase um almoço, que costuma ser muito mais tarde do que nos dias letivos. Com a chegada das aulas, é preciso organizar a alimentação e seus horários, para não bater aquela fome fora de hora e prejudicar os estudos.
  4. Controle a ansiedade
    Os pais que estiveram durante todo o mês perto dos filhos, conciliando as férias do trabalho às da escola das crianças, devem controlar a própria ansiedade na hora da separação. Se os adultos estiverem bem, transmitirão esse sentimento à criança.
Anúncios