Pelas Ruas: Confira como foi a visita à maior mostra do país sobre arte digital

Os alunos dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos do Santo Ivo visitaram, no dia 12 de agosto, o maior encontro do país sobre arte digital, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), no Centro Cultural da Fiesp, na Avenida Paulista.

Com o tema “Venha Passar do Limite”, a 17ª edição do evento incorpora várias modalidades do gênero, entre instalações interativas e obras de arte virtual, como o ambiente imersivo The Night Cafe, que leva o espectador para dentro da tela homônima de Van Gogh com a ajuda de um óculos 3D. Os alunos puderam conferir, ainda,  games, animações, arte sonora, performances e videoarte, feitos por 339 artistas de 31 países.

Um dos destaques é a instalação do grupo europeu Numen/For Use, a “Tape São Paulo” que, inspirada em uma teia de aranha, convida o visitante a caminhar por entre seus túneis suspensos, confeccionados com 32 quilômetros de fitas adesivas fabricadas especialmente para a obra, extrapolando o espaço da Galeria de Arte SESI-SP, chegando até a calçada da Avenida Paulista.

Outra obra que se destaca é o experimento multissensorial em 4D “Be boy, Be girl”, dos holandeses Frederik Duerinck e Marleine van der Werf. Envolvendo visão, audição, tato e olfato, a obra põe em pauta a questão do gênero por meio de óculos especial que permite ao visitante vivenciar sensações no corpo de uma mulher ou de um homem.

A atividade foi a 28ª do projeto “Pelas Ruas de São Paulo”, que apresenta aos alunos do Ensino Fundamental II as riquezas artísticas da nossa cidade.

Confira, abaixo, as fotos:

Pelas Ruas de SP: FILE- Fund. 2 (ago/16)
Anúncios