Santo Ivo premia vencedores do X Concurso Literário, com presença de filha de Cora Coralina e muita emoção

A obra da poetisa Cora Coralina é recheada de doçura. Mas não é só de ternura que são feitas as suas palavras. A jornada literária presente em sua obra passa também por dramas pessoais, folclore, história, feminismo e  muita emoção. Foi inspirado na vida desta grande escritora brasileira e repleto de momentos emocionantes que o Concurso Literário do Colégio Santo Ivo encerrou a sua 10ª edição no último sábado (8), quando foram divulgados os nomes dos grandes vencedores.

dsc06902-copy

Foi uma manhã carregada de surpresas, marcada por uma presença ilustre: a educadora aposentada e escritora Vicência Bretas, filha caçula de Cora Coralina.

“É a primeira vez, nesses dez anos, que recebemos um representante da família do homenageado do evento. Em 2016, a patronesse do Concurso Literário do Santo Ivo é Cora Coralina, grande poetisa de Goiás e uma das mais importantes escritoras brasileiras. É uma honra termos presente aqui hoje a Dona Vicência, que representa toda a simplicidade e o talento de sua mãe e vem abrilhantar ainda mais essa manhã”, afirmou a diretora do Santo Ivo, Myrna de Barros Lima Ibrahim, em discurso para os alunos e pais, que lotaram o auditório da Unidade II do colégio.

O Concurso Literário do Santo Ivo é direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e, em 2016, teve dois temas: “Eu, minha família, meus avós e minhas raízes” (Fundamental I e II) e “A ponte entre a tradição e a modernidade” (9º ano e Ensino Médio).

O percurso das redações até chegar à final é longo e enche de ansiedade seus escritores. Identificados por códigos, todos os textos participantes passam pelos professores e pela diretoria e, depois, são analisados por uma banca externa. Os vencedores só são conhecidos no dia da premiação, que é, justamente, o momento mais emocionante do evento.

dsc06896-copyCom os três finalistas de cada categoria no palco, foi anunciada a colocação de cada um. Os primeiros lugares ganharam medalhas e vale-livros e leram a sua redação para a comovida plateia.

Entre um anúncio e outro, alunas do Curso de Teatro do Período Integral, sob a direção da professora Lili, encenaram passagens da vida de Cora Coralina e trechos de suas poesias.

Em outro momento de grande emoção, Dona Vicência homenageou os professores do Colégio, sobretudo os coordenadores do Concurso, Fátima Toso, Maria de Fátima Borelli e Ronan Gava, declamando um dos poemas de sua mãe “Exaltação de Aninha (O Professor)”, que começa assim:

“Professor, sois o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço e a terra escura.
Professor, faze de tua cadeira,
a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério,
ele te elevará à magnificência.
Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência,
um excelente mestre.”

Ao final do evento, o sertanista, indigenista e escritor Orlando Villas-Bôas foi anunciado como patrono do Concurso Literário de 2017, ano de comemoração dos 50 anos do Colégio Santo Ivo.

Confira as fotos da premiação do X Concurso Literário do Colégio Santo Ivo:

X Concurso Literário - premiação (out/16)
Anúncios