Alunos aprendem mais sobre a vitamina C

foto-blog-cienciasContinuando o estudo do aparelho digestório, os alunos dos 8°s anos observaram, com ajuda da professora Yara, de Ciências, a presença da vitamina C em diferentes sucos. Para isso, usaram como controle uma mistura de água com amido, que muda de cor na presença do iodo.

Para começar a observação, foram montados quatro recipientes. Além do primeiro, com a mistura de água e amido, os outros tinham suco de laranja, suco de maracujá e um preparado de água com vitamina C efervescente.

Os alunos deviam pingar iodo em cada um deles. Conforme o iodo reagia com a vitamina C e com o amido presente nos copos, ele ia sendo degradado. Quanto maior a quantidade de iodo colocada no copo, maior a quantidade de vitamina C, fazendo com que amido e iodo demorem mais para reagir.

Durante o experimento, os alunos observaram que todos os recipientes começaram com líquidos na cor amarela e, aos poucos, foram mudando de tonalidade. Isso acontece porque quando o amido e o iodo reagem, o líquido muda de cor, ficando com um tom azulado.

Desta forma, eles puderam comprovar que, de todos os líquidos testados, o suco só de laranja é o que tem mais vitamina C. Ou seja, é mais benéfico para o ser humano tomar o suco de laranja do que vitaminas e suplementos ou, ainda, outros tipos de suco.

Confira as fotos aqui.

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