Pelas Ruas de São Paulo encerra 2016 com apresentação de painéis

PELAS RUAS DE SÃO PAULO_v3

Nesta quarta-feira (7), ocorreu o encerramento da edição 2016 do projeto Pelas Ruas de São Paulo, voltado aos alunos dos 6ºs aos 8ºs anos, no qual são realizadas saídas periódicas para pontos culturais do município.

O evento reuniu os alunos que participaram das visitas aos museus e galerias, assim como seus parentes, que puderam ver o resultado da oficina artística, realizada de 18 a 28 de novembro. Na atividade, os alunos fizeram uma releitura de obras que foram vistas durante o ano.

Ao todo, foram produzidos nove painéis, com interpretações de peças expostas nas mostras: “Portinari Popular” (Masp); “O Triunfo da Cor: O pós Impressionismo” (CCBB); “Incerteza Viva” (32ª Bienal de São Paulo); “Paisagem nas Américas” (Pinacoteca); “Tape for São Paulo” (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica); “Diálogo no Escuro” (Unibes Cultural); Grafitagem (Beco do Batman); “Mondrian e o movimento De Stijl” (CCBB); e “Picasso: mão erudita, olho selvagem” (Instituto Tomie Ohtake).

Os painéis pintados pelos alunos estão nas paredes da cantina e do salão de jogos, na sede. Durante a apresentação das obras, os alunos contaram um pouco sobre a vida e a carreira dos artistas inspiradores. Depois, houve ainda  a premiação dos estudantes que mais participaram das saídas culturais durante o ano.

“Esse evento marca o encerramento de um ano muito produtivo deste projeto maravilhoso do Santo Ivo. São pouquíssimas escolas que alimentam esse interesse por arte desde cedo, que estimulam os alunos a criarem o hábito de frequentar – e gostar – de museus e exposições”, afirmou o professor Lucas, de Artes.

A Orientadora Educacional Silvia, responsável pelo projeto, destacou ainda o “Pelas Ruas em Ação”, expansão do projeto original, no qual os alunos do Santo Ivo se aprofundam no estudo de uma exposição e transmitem essa aprendizagem a alunos mais novos de uma escola pública.

Na primeira edição, que ocorreu em novembro, os estudantes do Santo Ivo foram os monitores dos alunos da Escola Estadual Prof. Reynaldo Porchat na mostra “Portinari Popular”, no Masp.

“No ‘Pelas Ruas’, eles podem obter conhecimento e, agora, também compartilhá-lo com outras crianças que têm menos acesso a museus. Inspirados no projeto anual ‘O Grande Sonho’, quisemos mostrar que a gente pode contribuir para mudar o mundo, ainda que começando pelo nosso entorno”, disse Silvia.

Confira as fotos do evento de encerramento:

Pelas Ruas de São Paulo: encerramento - Fund. II (nov/16)
Anúncios