Alunos dos 6°s anos dão início a Projeto, usando a Sala Interativa

3a2c5bc0-061a-40bf-8b01-71b983ce4e48Com orientação da professora Yara, de Ciências, os alunos dos 6°s anos deram início ao Projeto de 2017. O trabalho será desenvolvido em duas partes. Na primeira, eles aprenderão mais sobre o método científico, entendendo do que consta uma pesquisa e como funcionam etapas como levantamento bibliográfico, registro, desenvolvimento, análise dos resultados e conclusão.

“O foco é que o aluno perceba como identificar um problema de pesquisa, transformando-o em um objetivo de trabalho. Pretendemos mostrar que, a partir do momento em que eles têm um problema dentro de um determinado tema, ele pode se tornar um objetivo para desenvolver uma pesquisa científica”, explica Yara.

Aprender a pesquisar e a buscar fontes alternativas sobre um determinado assunto é importante para os estudantes, pois esta ferramenta também será usada como suporte em outras disciplinas.

Já no segundo momento, eles escolherão, dentro de alguns temas propostos pela UNESCO, com qual querem trabalhar dentro desta linha de pesquisa. A forma como eles desenvolverão este projeto será decidida ao longo do ano. No final, eles apresentarão os resultados usando as ferramentas da Plataforma Google, sempre com orientação da professora Yara.

“Dentro deste cronograma, já discutimos sobre o que é metodologia científica, com o uso dos Chromebooks em classe, e pesquisamos quais são as suas etapas. Na segunda aula, estivemos na Sala Interativa pela primeira vez para que eles apresentassem o que haviam pesquisado sobre levantamento bibliográfico e fontes de pesquisa”, afirma.

No novo ambiente do colégio, eles puderam conhecer profundamente três fontes de pesquisa: jornal, revistas e livros. Em seguida, destacaram algo que chamou a atenção em cada uma delas e descreveram o que entenderam daquilo, em uma tarefa que será retomada na próxima aula.

Veja as fotos:

Sala Interativa: Projeto de Ciências (fev/2017)
Anúncios