Alunos do 5º ano aprendem sobre a produção do café em estudo do meio

Os alunos do 5º ano visitaram, na última quinta-feira, dia 23, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Fazenda do Café, que fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O local foi pioneiro na substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes europeus, na primeira metade do século XIX.

Durante o estudo do meio, os estudantes tiveram a oportunidade de complementar a aprendizagem sobre aspectos importantes da história do Brasil no século XVIII, como a cultura e o ciclo do café, a aristocracia rural, o trabalho escravo e a imigração italiana.

Os alunos puderam entender como funciona o ciclo completo do café, do plantio ao escoamento da produção. Observaram, também, o processo de beneficiamento, composto por lavagem, secagem, abanação e catação e, por último, o ensacamento.

Além disso, conheceram a vida dos escravos e dos colonos na fazenda de café, aprendendo como o lugar funcionava. Puderam, ainda, visitar as senzalas, onde dormiam os trabalhadores, observaram vários objetos antigos e ouviram relatos sobre a época. Assim, compreenderam como era a vida e como eles eram tratados. As instalações de imigrantes também fizeram parte do roteiro.

O estudo de meio foi uma experiência muito importante para complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Confira, abaixo, as fotos do estudo do meio:

Fazenda do Café- Estudo do Meio 5º ano (mar/2017)

 

Anúncios