Alunos do Fundamental I têm atividades especiais na semana da Páscoa  

A equipe do Colégio Santo Ivo preparou uma série de atividades especiais para os alunos do Fundamental I na semana da Páscoa. Os estudantes dos 2ºs anos, por exemplo, descobriram como é comemorada a data em diversos países do mundo, complementando o trabalho de diversidade realizado durante as aulas de História e Geografia.

A parte mais emocionante da atividade foi o compartilhamento do ovo de chocolate, em que todos puderam dividir com os amigos o significado da Páscoa na sua vida.

Páscoa - 2º ano (abr/2017)

Já nas turmas dos 3ºs anos, cada aluno decorou um cartão em formato de ovo após todos lerem sobre o costume ucraniano de pintar “pêssancas”. Os estudantes aprenderam que este é um gesto de amizade e desejo de coisas boas a quem recebe o agrado.  Em seguida, puderam colocar a teoria em prática, sorteando um amigo para presentear.

Além disso, compartilharam com os colegas as respostas de uma pesquisa que fizeram em casa, junto com os pais, perguntando o significado da Páscoa para cada família. Para encerrar a comemoração, repartiram um ovo de chocolate.

Páscoa  - 3º ano A (abr/2017)

Os alunos do 4º ano estudaram os símbolos da Páscoa, que são variados e indicam, direta ou indiretamente, sempre as mesmas ideias de esperança, recomeço e renovação.

Páscoa - 4º ano (abr/2017)

Nos 5ºs anos, os alunos fizeram um registro sobre o que a Páscoa significa para eles, montando um mural em que apareceram palavras como paz, união, família, amor e alegria. Depois, em casa, realizaram uma pesquisa sobre o significado da palavra Páscoa, Páscoa cristã e judaica, os símbolos da Páscoa e como a data é comemorada em outros países.

Cada grupo apresentou aos demais as descobertas desta atividade. Uma das alunas, que tem na família a tradição judaica, trouxe o matzá, pão sem fermento, para que os colegas experimentassem.

A pesquisa junto com as famílias gerou um momento de conscientização, pois os alunos perceberam que a Páscoa é uma ocasião para se reunir e desfrutar de uma boa refeição, mas, sobretudo, um momento de reflexão, de renascimento e de mudanças.

Eles também relembraram que o ovo é o símbolo da vida e que, com o decorrer dos anos, se transformou em ovo de chocolate com o intuito de presentear a quem amamos. Seguindo a tradição, compartilharam um delicioso ovo de chocolate.

Páscoa - 5º ano B (abr/2017)

 

Anúncios