6º ano realiza atividade ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), seus 193 Estados membros aprovaram, por unanimidade, uma nova agenda global para os próximos 15 anos, baseada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A adoção desses objetivos significa a aceitação de um caminho comum para o desenvolvimento de todos os países nos próximos anos. Trata-se de um “plano de ação universal” para definir as áreas que devem ser priorizadas para incorporar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica. Mais do que buscar integrar essas dimensões, esse plano visa transformar os atuais padrões de desenvolvimento para um novo modelo que reduza a pobreza, as desigualdades de renda e de gênero, a exclusão social, a degradação dos recursos naturais e que promova a paz, a segurança alimentar, o uso eficiente dos recursos, entre outros desafios comuns que os países enfrentam em diferentes escalas.

EZ_Blog_17objetivosONU

Dentro da aula de Projetos do 6º ano, a profª Yara, de Ciências, propôs um trabalho aos alunos que envolve os objetivos da ONU e seguirá até o fim do ano.

Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, divididos em grupos, tiveram a liberdade de escolher um ou mais deles para trabalhar. Após conversarem entre si e discutirem soluções, eles listaram sugestões para tornar possível que esses objetivos fossem alcançados. Por fim, fizeram um cartaz para ilustrar a ideia (confira as fotos abaixo).

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - 6º ano (jun/2017)

Nas próximas etapas do projeto, serão definidos sete objetivos específicos ligados à Ciência, para que eles possam desenvolver uma linha de pesquisa.

Todos os trabalhos dos alunos têm sido reunidos pela professora e serão encaminhados à UNESCO. Se selecionados, podem ser repercutidos em instituições de ensino de todo o mundo.

Desde 2015, o Colégio Santo Ivo integra o Programa de Escolas Associadas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o PEA-UNESCO, fazendo parte, portanto, de uma rede mundial de instituições que tem em sua agenda a promoção da paz, a valorização dos direitos humanos e do meio ambiente.