Aulas sobre sistema digestório têm pesquisa, reprodução de corpo humano e seminário

Os alunos do 8º ano realizaram atividades especiais para complementar o estudo do aparelho digestório, nas aulas de Ciências.

Ele foram divididos em grupos e cada um falou de cada parte do sistema: boca (língua, dentes, glândulas salivares, laringe e faringe); esôfago; estômago; intestino delgado; intestino grosso; e estruturas anexas, que são o fígado, o pâncreas e a vesícula biliar. Esses últimos são chamados assim, porque não entram em contato com a comida. São importantes para que ocorra o processo de digestão, mas não fazem parte do caminho do tubo digestório.

Depois, os alunos usaram o livro como base e realizaram uma pesquisa mais detalhada, de forma a aprofundar os conteúdos. Dessa maneira, conseguiram obter todas as informações relacionadas à forma, morfologia, anatomia dos órgãos e às principais doenças que afetam o aparelho digestório.

“Durante a pesquisa, os alunos descobriram dois dos principais causadores de doenças nesses órgãos: o consumo excessivo de álcool e o tabagismo”, conta a professora de Ciências, Yara. “Eles trouxeram dados que comprovam que essas maus hábitos aumentam consideravelmente o risco de contrair doenças, como azia, refluxo, úlceras, inflamações, cânceres, entre outras”, completa.

Para ilustrar o aparelho digestório, os alunos desenharam um boneco numa folha de papel Kraft. Cada grupo teve um aluno que serviu como modelo, cujo o corpo foi usado como molde. Depois, eles usaram a criatividade e completaram a silhueta, colando as estruturas digestórias disponíveis no livro ou desenhando-as.

Por fim, eles apresentaram todo o resultado do trabalho na forma de um seminário e uma exposição, que pôde ser acompanhada pelos 5ºs anos, que também estudam corpo humano.

Confira as fotos:

Sistema Digestório- aula de Ciências 8º ano (set/2017)
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