6º ano inicia atividades do projeto #pauliceia: Rios

Escola associada da Unesco, o Colégio Santo Ivo insere-se na busca por um mundo justo e igualitário adotando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como fio condutor das Práticas de Projetos de Pesquisa realizadas com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O projeto #pauliceia toma a cidade de São Paulo como “síntese do mundo” e lança aos estudantes o desafio de alcançar os ODS em escala local. #pauliceia tem como ponto de partida a São Paulo de 2018, com seus imensos contrastes e contradições, e propõe a busca por uma São Paulo justa e igualitária.

No 6º ano, o projeto #pauliceia: Rios se debruça sobre o ODS 6 – Água Potável e Saneamento e tem como objetivo incentivar o conhecimento da importância da água para a formação e a vida em sociedade, bem como despertar o interesse e a consciência dos alunos para o tema, incentivando-os a propor ações de recuperação para os rios de São Paulo.

“Vamos tratar sobre a água em seus diferentes aspectos e o objetivo final é que eles façam propostas que visem recuperar o rio Tietê. Para isso, vão traçar paralelos com vários rios do mundo, estudar sobre o uso ineficiente e a degradação da água pela poluição e abordar a importância crucial da água e dos rios para muitos aspectos da saúde humana, do desenvolvimento e do bem-estar. A partir daí, vão propor ações corretivas”, explica a professora Yara, de Ciências, responsável pelo projeto com o 6º ano.

Os alunos já começaram os trabalhos. A primeira atividade propôs que eles fizessem desenhos lúdicos sobre o tema. Depois, eles trouxeram imagens referentes ao assunto para montar a capa do caderno de registro deles. Nesse bloco de campo, eles anotarão e reunirão tudo o que vão fazer, entre pesquisas e atividades.

Confira fotos:

16d72f5a-c94c-4a93-997f-6b776ba28a2a

 

Anúncios