2º ano constrói jogos de percurso para aprender matemática

Os alunos do 2º ano B e C criaram em aula seus próprios jogos de trilhas, que são jogos de percurso conhecidos há séculos em todo o mundo. E são muito divertidos!

Os jogos fazem parte da rotina de lazer das crianças, mas são muito mais que brincadeiras. Como metodologia de ensino, proporcionam o desenvolvimento de muitas habilidades, como a capacidade de argumentar, refletir, analisar situações, elaborar hipóteses, entre outras. Além disso, são boas maneiras de aprofundar conteúdos matemáticos, desenvolver o raciocínio lógico e atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo, favorecendo a sociabilidade e a convivência: no jogo, aprende-se a ganhar, a perder, a entender e respeitar regras e a trabalhar em parceria.

Nos jogos de percurso, ao lançar os dados e avançar com o peão pelas casas do trajeto, as crianças vão compreendendo o sistema numérico. Avançar no percurso de acordo com o número tirado no dado implica recitar a série numérica e enumerar as casas, isto é, tentar fazer que o número pronunciado corresponda ao objeto contado.

Clique abaixo para conferir as fotos:

483b81dd-fafe-4783-99b8-0c2bbf731244

 

Anúncios