Em projeto #pauliceia, 7º ano estuda formação do território paulista e propõe soluções de problemas

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs uma nova agenda de desenvolvimento mundial, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como escola associada da Unesco, o Colégio Santo Ivo insere-se nesta busca por um mundo justo e igualitário, utilizando os ODS como fio condutor das Práticas de Projetos de Pesquisa realizadas com os alunos do Ensino Fundamental II e com projeto denominado #pauliceia.

No 7º ano, os alunos trabalham com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Batizado de #pauliceia: Caminhos e Correntezas, o projeto visa identificar a formação do território paulista a partir da ocupação do espaço natural por grupos de imigrantes (voluntários e involuntários) oriundos de diferentes partes do globo em momentos históricos distintos. A ideia é que, após pesquisas e visitações de Estudo do Meio, os alunos construam essa ideia de como o território foi formado e proponham soluções executáveis para melhorar aspectos que eles considerem preocupantes relacionados à ocupação desordenada deste espaço.

O projeto interdisciplinar está sendo conduzido pelas professoras-orientadoras Yara, de Ciências, e Ivana, de História.

Confira fotos de uma das aulas:

#pauliceia- 7º ano (mar/2018)