4º ano: Um dia de cultura e história no Centro de São Paulo

“Enquanto o olhar geral repara no caos, o olhar apurado se atenta nos pequenos detalhes que revelam a linda história de São Paulo”.

São Paulo é uma cidade que fascina e amedronta; desafia e apaixona. No estudo do meio realizado nesta quinta-feira (22), os alunos do 4º ano do Santo Ivo visitaram o Centro da maior metrópole do hemisfério sul, de modo a conhecer com profundidade fatos históricos e geográficos que buscam compreender a origem e o desenvolvimento da cidade de São Paulo, sua importância social e cultural para o Brasil, bem como os sujeitos históricos envolvidos nesse processo.

A saída pedagógica teve início no Pateo do Collegio, sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da cidade e onde fica o Museu do Anchieta, que abriga coleções de arte sacra e retrata o cotidiano paulista em seus primeiros séculos.

Depois, os alunos seguiram para o Solar da Marquesa de Santos, um raro exemplar de residência urbana do século XVIII, onde hoje fica a sede do Museu da Cidade de São Paulo.

O passeio continuou pelo marco zero da cidade, monumento hexagonal localizado na Praça da Sé, que representa o centro geográfico de São Paulo. Logo em frente, a parada seguinte foi a Catedral da Sé.

O monumental edifício é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, com mais de 100m de comprimento e 46m de largura, e abriga várias curiosidades que muitas vezes escapam ao olhar do visitante. Apesar do estilo europeu, a catedral tem elementos bem brasileiros, como os altares com pedras verdes e amarelas, e os capitéis das colunas, com animais e plantas da fauna e da flora nacionais.

Os alunos fecharam o roteiro no Viaduto do Chá, primeiro viaduto da cidade, inaugurado em 1892.

Confira, abaixo, as fotos deste dia inesquecível.

4º ANO A E B:

Centro de SP: estudo do meio 4º ano A e B (mar/2018)

 

4º ANO C:

Centro de SP: estudo do meio - 4º ano C (mar/2018)
Anúncios