Santo Ivo participa do Matemática sem Fronteiras, maior olimpíada educacional interclasses do mundo

Os alunos do 4º ano ao Ensino Médio do Santo Ivo participaram, na última sexta-feira (20), da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, que é a maior competição educacional interclasses do mundo.

Edição brasileira da competição “Mathématiques Sans Frontières“, criada na França nos anos 1990, com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas, o desafio possui uma única fase, com diversas questões dissertativas, incluindo uma em língua estrangeira e exige que a classe inteira se empenhe para resolver situações-problema. As questões estimulam o aluno a trabalhar em grupo e desenvolver habilidades para solucionar, de forma criativa, as dificuldades apresentadas.

Os alunos receberam no Colégio uma prova, que foi resolvida de forma coletiva em uma hora e meia. Parece fácil, mas não é. O desafio testa os conhecimentos matemáticos de forma diferente. Os estudantes puderam consultar tudo o que quiseram, exceto a internet, e prepararam a sala anteriormente com o que achavam que precisariam: livros, calculadoras, dicionários, etc. No período em que a prova estava sendo aplicada, não puderam utilizar nada que estivesse fora do ambiente nem obter qualquer ajuda de professores.

Os exercícios estimularam a imaginação, racionalização, coordenação e, principalmente, cooperação. Como foi tudo feito de forma coletiva, os alunos foram obrigados a se dividir em tarefas e trabalhar em grupo, treinamento que será útil futuramente, já que são situações comuns na vida e no mercado de trabalho.

Ao final, é escolhida a melhor prova de cada nível e enviada ao Instituto POC, organizadora da olimpíada no Brasil, que fará a avaliação.

Confira, abaixo, as fotos da realização do Matemática sem Fronteiras no Santo Ivo:

ENSINO FUNDAMENTAL I (4º E 5º ANO)

Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras - Fund. 1 (abr/2018)

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras - Fund. 2 (abr/2018)

 

9º ANO E ENSINO MÉDIO

Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras - 9º ano e Ens. Médio (abr/2018)
Anúncios