6º ano prepara maquetes topográficas em aula sobre relevos

No 2º trimestre, as aulas de Geografia do 6º ano foram dedicadas ao estudo de relevo. Para que os alunos compreendessem as diferentes formas de representação do relevo, a profª Mari Felipe organizou uma atividade em grupo de elaboração de maquetes topográficas.

Na primeira etapa, cada grupo criou o desenho em perfil topográfico do relevo imaginário que seria elaborado na maquete. Em seguida, os alunos deveriam fazer o desenho das curvas de nível no perfil, para depois elaborar a carta topográfica deste mesmo relevo.

Depois de já terem preparado o desenho das curvas de nível e do perfil topográfico, com uma folha de papel vegetal os estudantes copiaram o desenho da carta topográfica, que serviu de base para eles recortarem as camadas do relevo no papelão.

Após terem finalizado essas etapas, iniciaram a montagem da maquete, na qual duas camadas de papelão seriam equivalentes a 100m. Assim, se o relevo que eles produziram fosse de 1000m, eles precisaram de 20 camadas de papelão.

Para finalizar a maquete, os grupos pintaram as camadas de acordo com as cores da escala hipsométrica.

Com a atividade, os alunos entraram em contato com diferentes ferramentas utilizadas em diversas áreas profissionais e acadêmicas e puderam compreender como o relevo pode ser representado de diferentes formas: em um plano, tridimensionalmente e em cores.

Para conclusão do trabalho, cada aluno teve de elaborar um relatório individual, apresentando uma descrição sobre o seu aprendizado e uma breve pesquisa sobre o tema.

Confira as fotos:

Geografia: Relevos - 6º ano (maio/2018)
Anúncios