Folclore é tema de atividades durante o mês de agosto

No dia 22 de agosto, comemora-se internacionalmente o Folclore. A data foi estabelecida para abrir os olhos da população para a importância de valorizar a cultura dos povos e preservar tradicionais lendas, contos, danças, ritos, brincadeiras, jogos, festas e outros elementos que são passados de geração para geração, desde muito antigamente, sem que saibamos exatamente sua origem.

Como forma de reconhecimento à importância da valorização da cultura folclórica, os 3ºs anos do Ens. Fundamental dedicam o mês para estudar o folclore.

Por meio de pesquisas e trocas de conhecimentos, os alunos ampliaram o seu repertório sobre o tema. “Conhecer para valorizar” é o lema do trabalho.

Neste ano, as atividades estão sendo enriquecidas com os conteúdos trabalhados no Projeto “Eu no Mundo”, ou seja, aspectos culturais, hábitos e costumes do Japão (país estudado no 1º trimestre) e da Rússia (2º trimestre). Os alunos estão identificando diferenças e semelhanças entre os personagens, as lendas, os brinquedos e brincadeiras, as danças e a música das diversas localidades. O objetivo é fortalecer o respeito às diferenças e à diversidade cultural.

Entre as atividades, foram propostos jogos, como a brincadeira de elástico, cinco-marias, cama-de-gato, trava-língua, etc.

Confira as fotos:

Folclore 3º ano (ago/2018)