Alunos do Fundamental trabalham com leitura de jornal para desenvolver capacidade de análise

Os alunos do Ensino Fundamental do Santo Ivo estão trabalhando assuntos da atualidade, por meio da leitura do “Jornal Joca”.

A publicação, voltada para o público infanto-juvenil, traz assuntos reais, presentes em jornais de adultos e que já são discutidos no dia a dia dos alunos. A diferença é que adequa o texto para a idade das crianças e dá o contexto para que elas consigam entender as notícias.

O jornal não dá opinião em suas reportagens, mas busca mostrar diferentes visões sobre um assunto. Com isso, é possível desenvolver alunos leitores e com visão crítica.

Em tempos de fake news, em que boatos se espalham rapidamente como verdade, promover o hábito da leitura de jornal é uma forma de educar os alunos a buscar fontes confiáveis de informação e desenvolver um pensamento autônomo, para que não sejam manipulados pela desinformação.

Confira fotos da atividade realizada com o 4º ano, da profª. Marina:

Joca- 4º ano (ago/2018)

Já os alunos dos 6ºs e 7ºs anos, durante a aula de Redação da profª Fátima Toso, exploraram as matérias do “Jornal Joca” discutindo temas da atualidade e produzindo texto de opinião sobre o tema “Celulares proibidos nas escolas da França”.

Durante a discussão e nas produções textuais, os estudantes posicionaram-se acerca dos pontos positivos e negativos do uso de celular na escola.

Veja fotos:

Jornal Joca - 6º e 7º ano (ago/2018)

 

Anúncios