História dos imigrantes brasileiros é explorada em estudo do meio

20160816_museu-da-imigraçãoNa última semana, os alunos dos 5ºs anos visitaram o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Localizado no tradicional bairro da Mooca, na Zona Leste da cidade, o museu é o principal responsável pela preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX e que, com seu trabalho, ajudaram a construir e a transformar a capital paulista e o país.

Atuando como ponto de encontro de diversas comunidades de imigrantes, as origens do atual museu remontam a 1887, ano em que foi fundada a Hospedaria de Imigrantes, local que tinha como função acolher e encaminhar ao trabalho viajantes trazidos pelo governo. Ao longo de seus 91 anos de atividade, a Hospedaria, que foi fechada em 1978, recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades. As histórias desses trabalhadores continuam vivas, preservadas nos depoimentos, fotos, documentos e jornais que compõem o grande acervo do Museu da Imigração.

Entre as suas ricas atrações, começando pela sua arquitetura centenária, o museu conta com uma parede na qual se encontram gravados mais de 14 mil sobrenomes, provenientes de diversos cantos do globo, de pessoas que passaram pela antiga hospedaria.

Confira as fotos do estudo do meio:

Museu da Imigração - 5ºs anos (ago/16)