Pelas Ruas de SP: alunos visitam mostra inédita e subversiva do austríaco Erwin Wurm

O artista austríaco Erwin Wurm produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea.

Na última sexta-feira (31), os alunos do 6º ao 8º ano tiveram a oportunidade de visitar a exposição do artista “O Corpo é a Casa”, no Conjunto Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro de São Paulo.

Na mostra, Wurm apresenta uma série de trabalhos que discutem o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Para o artista, a casa é parte do nosso corpo: ela é uma espécie de pele que nos protege, assim como o carro ou a roupa. Em suas obras, esses elementos inanimados ganham vida orgânica – uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade, um carro acima do peso. Esses objetos transviados falam sobre eles próprios, mas falam ainda mais sobre cada um de nós.

A atividade foi a 32ª do projeto “Pelas Ruas de São Paulo”, que apresenta aos alunos do Ensino Fundamental II as riquezas artísticas da nossa cidade.

Confira as fotos:

Pelas Ruas de São Paulo: CCBB - Fund. II (mar/2017)