Alunos dos 2ºs anos realizam estudo do meio no Pico do Jaraguá

Os alunos dos 2ºs anos visitaram, no dia 5 de maio, o Pico do Jaraguá, em mais um estudo do meio. O objetivo da saída pedagógica foi observar a biodiversidade da Mata Atlântica, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Com 1.135 metros de altura, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo e oferece uma vista de até 55 quilômetros de alcance. Antigo palco de guerras entre bandeirantes e índios, foi muito explorado por possuir grande quantidade de ouro. Após o fim da mineração, com o esgotamento de todos os recursos por volta do século XIX, tornou-se “um marco dos viajantes”, pois poderia ser visto de qualquer local e, a partir daí, calculava-se a distância que faltava para se chegar a São Paulo.

Em 1946, o Pico do Jaraguá foi transformado em ponto turístico e, em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para que os visitantes tivessem acesso à parte histórica do local. O parque foi tombado em 1983, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), e, em 1994, a Unesco o transformou em Patrimônio da Humanidade.

Confira as fotos:

Estudo do Meio Pico do Jaraguá- 2º ano D (mai/16)